Vit. da Conquista - BA

(77) 3424-5905

contato@distribuidoracentauro.com.br

image 25/05/2020

21 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO CHÁ

O chá é uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Algumas evidências indicam seu consumo há a mais de 5 mil anos e ainda hoje segue extremamente popular. Estima-se que sejam consumidas 3 bilhões de xícaras de chá por dia, em todo o planeta, colocando-o atrás apenas da água – líder mundial entre as bebidas. Ainda que no Brasil o consumo da bebida seja menos expressivo em comparação à Europa, por exemplo, os benefícios associados à bebida, as inovações de formatos de consumo e as opções de misturas e sabores vem impulsionando o crescimento do chá no país ao longo dos anos. Diante da popularidade dos chás no globo terrestre, a FAO (Food and Agriculture Organization) reconheceu, em 2019, o dia 21 de maio como o Dia Internacional do Chá.

A data comemorativa está próxima ao inverno do Hemisfério Sul, que reforça o convite para o consumo desta bebida que traz inúmeros benefícios e uma riqueza de sabores e variações em sua versão bem quente.

“Há uma associação ainda maior do consumidor com o produto em épocas frias, quando bebidas quentes são adotadas com mais elevada frequência. Hoje, com os avanços das inovações de chás no Brasil, já temos também versões para infusão a frio ou mesmo solúvel para dissolução de diferentes formas e até misturado com outras bebidas, entre elas, o leite, por exemplo”, diz Marcelo Correa, Head Commercial and Business


Development da Leão Alimentos e Bebidas – responsável pela marca líder absoluta de chás no país com 119 anos de tradição. O executivo lembra ainda do pioneirismo da empresa no país com a inovação do Chá Leão Preparo em Água Gelada, integrando um amplo por portfólio com chás de infusão, granel, solúvel, cold brew, em cápsula, premium e a linhas funcionais. “Nossa linha completa atende perfil variado de consumidores e deixa evidente que os chás podem estar presentes durante todo o ano e em diferentes momentos do dia”, afirma.

Independentemente da razão do consumo, que pode ser para aquecer, refrescar, relaxar, recarregar ou socializar, por exemplo, o Dia Internacional do Chá é também uma oportunidade de celebrar a herança cultural e sua importância econômica. Só para se ter uma ideia, a produção dessa bebida milenar mobiliza aproximadamente R$ 95 bilhões por ano, em todo o planeta. “De acordo com dados Nielsen, em 2019, a categoria
de chá movimentou R$ 1,3 bilhão”, conta Marcelo. Vale ressaltar ainda que o Paraná se destaca como polo de produção de chá no Brasil. Em 2017, o Estado produziu cerca de 540 mil toneladas, 55,6% da produção brasileira de erva mate. Veja abaixo mais curiosidades da bebida.

Você sabia?
● A temporada de maior produção de chá começa em maio nos principais países produtores de chás.
● Existem mais de 3 mil variedades de chás no mundo inteiro.
● China, Coréia e Japão têm quatro locais de cultivo de chá designados como Sistemas de Patrimônio Agrícola de Importância Global pela FAO.
● Os pequenos proprietários são responsáveis por 60% da produção mundial de chá.
● O “Chá das Cinco”, famoso na Inglaterra, surgiu em 1840. Nessa época, era comum as classes altas terem apenas duas refeições por dia: almoço e jantar, perto das oito da noite. Dessa forma, para combater a fome no meio da tarde, foi criado o costume de se realizar uma pequena refeição com bolos e chás.
● O chá foi utilizado como moeda de troca há muito tempo em países como China e Sibéria.
● O desembarque do chá na Europa se deu, a princípio, por intermédio da Ásia Central e da Rússia. Mas foram os portugueses que realmente disseminaram o uso do chá por toda a Europa, a partir do fim do século XV.
● O chá chegou ao Brasil com Dom João IV, que mandou trazer para o país sementes para plantar no Jardim Botânico.
● Chás são importantes para hidratação, ricos em funcionalidades, como
antioxidantes, termogênicos, calmantes, digestivos, imunidade, entre outras.